TV 247 logo
      HOME > Brasil

      “Bolsonaro veio para ficar e para acabar com a direita tradicional”, diz Mario Vitor Santos

      Jornalista avalia que a direita tradicional vem se alinhando às pautas bolsonaristas cada vez mais, indicativo de uma grave mudança na política brasileira. Para ele, os partidos tradicionais de direita vêm perdendo força, enquanto Bolsonaro se posiciona como o futuro líder desse campo político. “Esqueçam a ideia de que o Bolsonaro é algo passageiro na direita”. Assista na TV 247

      Mario Vitor Santos e Jair Bolsonaro (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | ABr)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O jornalista Mario Vitor Santos, em entrevista à TV 247, avaliou que a dissidência de deputados que votaram a favor da PEC do voto impresso, a despeito das instruções das direções partidárias, é indicativa da aparição de um fenômeno importante na política brasileira: o fato de que a direita está mais alinhada ao extremismo de Jair Bolsonaro que às lideranças tradicionais. 

      Apesar de terem votado em grande parte contra a proposta, partidos como o PSDB, MDB e DEM contaram com um número significativo de parlamentares apoiando o projeto. 113 dos 448 parlamentares que votaram (25% do total) não obedeceram as instruções das siglas.

      “A infiltração bolsonarista nos partidos da direita tradicional e centro-direita é importantíssima e corrói a autoridade das lideranças partidárias”, pontuou Mario Vitor. “O bolsonarismo está dentro dos partidos de direita e ameaça simplesmente inviabilizar esses partidos como representações políticas relevantes. Um fenômeno parecido com aquilo que talvez tenha acontecido no partido Republicano com o Trump. Assim como o Trump e o Tea Party infiltraram o partido Republicano e destruíram a ideologia tradicional, o transformando numa espécie de partido de extrema-direita, aqui também os partidos tradicionais estão sendo dizimados, fagocitados, consumidos, seu cérebro está sendo chupado pelo bolsonarismo”, explicou. 

      O jornalista afirmou que o “jogo” muda completamente após o realinhamento político da direita: “Esqueçam a ideia de que o Bolsonaro é uma coisa que passou pela direita e depois que ele sair do poder os partidos tradicionais voltam a reinar nesse campo na política brasileira. Não, o Bolsonaro veio para ficar e talvez até para acabar com a direita tradicional como nós a conhecemos desde a redemocratização. Estou tentando sugerir a hipótese de que estamos vivendo uma mutação, esse setor da política brasileira tende a perder total importância e a ser assimilado pelo bolsonarismo. Isso é muito significante para a continuidade do tipo de debate que teremos nos próximos anos e décadas na forma de funcionamento da democracia brasileira. É outro jogo”. 

      Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe:

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: