Saúde
PUBLICIDADE

Por AFP

Comer um peixe de um rio ou lago nos Estados Unidos equivale a ingerir água contaminada com produtos químicos como o Teflon, conhecido por sua impermeabilidade, durante um mês, segundo estudo publicado nesta terça-feira.

Os produtos químicos perfluoroalquil e polifluoroalquil (PFAS) são uma grande família de produtos sintéticos, desenvolvidos na década de 1940 para resistir à umidade e ao calor. Eles são usados ​​em revestimentos antiaderentes, têxteis ou embalagens de produtos alimentícios.

Os PFAS resistem à degradação e permanecem no ambiente por muito tempo. Ao nível da saúde têm impacto no fígado, no nível do colesterol. Alguns desses produtos aumentam o risco de câncer.

Os cientistas deste estudo analisaram 500 amostras de peixes de lagos e rios dos EUA entre 2013 e 2015.

A taxa média de contaminação foi de 9,5 microgramas por quilo, de acordo com o estudo publicado na revista Environmental Research. Três quartos dessas amostras apresentaram contaminação baseada em PFOS, que é uma subcategoria de substâncias dentro dos PFAS.

Essa taxa de contaminação é equivalente a água potável contaminada com 48 partes por bilhão de PFOS por um mês.

De acordo com as normas vigentes nos Estados Unidos, uma água é considerada segura para consumo humano se contiver no máximo 0,2 partes de PFOS por bilhão.

A contaminação baseada em PFAS encontrada em peixes de água doce capturados na natureza é 278 vezes maior do que em peixes criados em fazendas.

Descobertas 'particularmente preocupantes'

Essas descobertas são "particularmente preocupantes devido ao impacto em comunidades desfavorecidas que consomem peixe por proteína ou por razões socioculturais", disse à AFP David Andrews, do Grupo de Trabalho Ambiental, que liderou o estudo.

Os PFAS são "provavelmente a maior ameaça química à espécie humana no século 21", acrescentou Patrick Byrne, pesquisador de contaminação ambiental da Universidade John Moores, da Grã-Bretanha, em Liverpool.

— Este estudo é importante porque representa a primeira evidência de transmissão direta de PFAS de peixes para humanos — disse ele.

O estudo foi publicado por iniciativa da Dinamarca, Alemanha, Holanda, Noruega e Suécia, que apresentaram na última sexta-feira uma proposta de banimento do PFAS à Agência Europeia de Produtos Químicos.

Esta proposta reafirma a posição destes cinco países, segundo a qual o uso de substâncias PFAS não tem sido suficientemente controlado na Europa.

Mais recente Próxima Covid: Programas sociais protegeram população brasileira das mortes, aponta pesquisa

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Procedimento que já foi sinônimo de exagero e artificialidade, o Botox agora ganha nova reputação como ferramenta de rejuvenescimento natural e expressão preservada

Botox com naturalidade: especialistas explicam como evitar o efeito congelado

Programa criado e estrelado por Roberto Gomez Bolaños entra no catálogo do Globoplay na próxima segunda-feira (21)

Choro de Chaves, casas da vila e Seu Madruga de amarelo: veja as diferenças do primeiro episódio do seriado

Cirurgia das pálpebras ganha destaque por unir estética e funcionalidade; especialistas explicam por que o procedimento está entre os mais realizados no país

Blefaroplastia em alta no Brasil: Entenda por que a cirurgia virou tendência entre as famosas

Com praias encolhendo e recordes de temperatura, cidades como Barcelona veem turistas repensarem viagens na alta temporada e moradores sonharem com destinos no norte da Europa

Paraíso perdido: Mudanças climáticas transformam verão europeu com ondas de calor, enchentes e incêndios

Thomas, de 35 anos, tinha ido visitar família da namorada, que mora no estado da Geórgia, mas foi impedido por motivos de saúde de pegar o voo de volta pra casa e acabou sendo levado por agentes de imigração

'Ninguém está a salvo': irlandês que excedeu visto de turismo por três dias passou  meses preso nos EUA

Medida de Trump de taxar produtos brasileiros pode ter uma consequência negativa (para eles)

Tarifaço na alimentação

Casarões ocupam o Largo São Francisco de Paula e as ruas do Teatro e Sete de Setembro; atuais donos serão indenizados

Desapropriados pela prefeitura, 16 imóveis vão a leilão no Centro do Rio até o fim do ano; saiba o que motivou a ação

Imóvel em Ipanema, cujos sócios tem uma briga judicial, foi declarado pela Prefeitura do Rio como de ‘utilidade pública’

Fechado desde 2017, Ipanema Plaza será leiloado e deverá manter a função de hotel; entenda