Medicina
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, decidiu nesta quarta-feira que a monkeypox, também chamada de varíola dos macacos e Mpox, ainda é uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC, da sigla em inglês). O status, mesmo da Covid-19, foi atribuído ao vírus no dia 23 de julho do ano passado.

A decisão foi acompanhada do relatório favorável à manutenção da emergência pelo Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional, que se reuniu no último dia 9 para deliberar sobre o assunto.

Em nota, a organização afirma que o grupo reconheceu o progresso feito na resposta global à doença, mas considerou que o status deve ser mantido enquanto os esforços começam a ser integrados aos programas nacionais de vigilância e controle dos países.

Isso porque, apesar da redução expressiva no número dos novos casos, os especialistas observam que ainda há uma quantidade expressiva, especialmente nas Américas, e que existe uma provável subnotificação dos diagnósticos em determinadas regiões.

"Portanto, o Comitê considerou várias opções para manter a atenção e os recursos para controlar o surto e aconselhou a manutenção da Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (PHEIC), enquanto começa a considerar planos para integrar a prevenção, preparação e resposta à mpox nos programas nacionais de vigilância e controle, inclusive para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis", diz comunicado da OMS.

Mais recente Próxima Alzheimer: paciente mais jovem com doença é diagnosticado aos 19 anos na China
Mais do Globo

Ministros receberam denúncia contra mais seis acusados de tentativa de golpe

Críticas a anistia, celular lacrado e Moraes no foco das defesas: entenda o julgamento da trama golpista no STF em cinco pontos

Oferta de Putin representa o primeiro recuo formal da Rússia desde o início da guerra, e espera-se que um acordo seja concluído até 30 de abril


Rússia condiciona fim do avanço na Ucrânia a reconhecimento de anexação da Crimeia pelos EUA, diz jornal

Proposta ainda depende da sanção do prefeito Eduardo Paes para virar realidade

Câmara aprova projeto que cria o bairro Argentino, o mais novo da cidade e com apenas quatro ruas; veja onde fica

Filipe Luís lançará time com Juninho no ataque, Danilo na zaga e o jovem Evertton Araújo no meio

LDU x Flamengo: Plata sente dores no joelho esquerdo e vira desfalque; veja escalação

Dependente do comércio exterior com os EUA, país será o mais penalizado pelo choque tarifário americano. Canadá e China também são destaques negativos. Brasil sofre baixo impacto

Nenhum país perderá tanto com guerra comercial de Trump quanto o México, aponta FMI em relatório

Incapazes de recuar em políticas inflacionárias, presidentes se voltam contra autoridade monetária

Ao atacar Powell, Trump repete populismo de Lula

Segundo Nick Turley, integrar mais profundamente o Chrome à OpenAI permitiria oferecer um produto melhor

OpenAI estaria interessada na compra do navegador Chrome do Google, diz chefe do ChatGPT