Saúde
PUBLICIDADE

Por Mariana Muniz — Brasília

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar nos próximos dias uma ação em que vai definir uma tese sobre a possibilidade de autorização sanitária para a importação e cultivo de cannabis. A decisão deverá valer para variedades da planta que não produzem substâncias geralmente presentes na maconha, mas que podem ser utilizadas para a produção de medicamentos e outros produtos medicinais, farmacêuticos ou industriais.

Ao determinar que seja adotada uma tese sobre o assunto, o tribunal suspendeu a tramitação de todos os processos que tratam da questão em território nacional.

Os ministros vão analisar "a possibilidade de concessão de Autorização Sanitária para importação e cultivo de variedades de Cannabis que, embora produzam Tetrahidrocanabinol (THC) em baixas concentrações, geram altos índices de Canabidiol (CBD) ou de outros Canabinoides, e podem ser utilizadas para a produção de medicamentos e demais subprodutos para usos exclusivamente medicinais, farmacêuticos ou industriais".

No caso que está em discussão no STJ, uma empresa pede que seja reconhecido que o plantio de determinada variedade de cannabis, conhecida como hemp, é incapaz de ser utilizada na fabricação de drogas e não se enquadra na proibição legal para o cultivo da planta.

Na decisão, a relatora do caso, ministra Regina Helena Costa, lembra que a utilização de produtos derivados de cannabis para fins medicinais é autorizada pela Anvisa.

"Nesse contexto, o presente recurso encarta questão jurídica, econômica e social qualificada e de expressiva projeção, considerando o debate acerca do alcance da proibição de cultivo de plantas que, embora produzam THC em concentração incapaz de produzir drogas, geram altos índices de CBD, substância que não gera dependência e pode ser utilizada para a produção de medicamentos e de outros subprodutos com fins exclusivamente medicinais, farmacêuticos e industriais", aponta.

Em seu voto, a ministra afirma ainda que a discussão sobre "o cultivo de variedades de Cannabis é extremamente controversa" e, por isso, é importante a paralisação dos demais casos que tratam do mesmo tema na Justiça. O julgamento do recurso, no entanto, ainda não tem data para acontecer.

Mais recente Próxima Mais Médicos: o que já se sabe sobre o programa

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

O senador Miguel Uribe permanece em UTI cinco semanas após atentado sofrido durante comício em Bogotá

Pré-candidato baleado na Colômbia mostra resposta 'favorável' a tratamentos

Maria Elizabeth Rocha criticou "intromissões externas" em meio a ataques à Corte

Após tarifaço de Trump, presidente do STM apoia carta de Barroso e diz que Judiciário deve proteger soberania nacional

Brasileiro de 18 anos foi o primeiro em 10 anos a figurar na lista dos 50 melhores tenistas do mundo

Atual 48º melhor do mundo, João Fonseca quer ser cabeça de chave no Australian Open, em 2026; veja do que ele precisa
Conteúdo de Marca

Hotel da Rede Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências fica localizado próximo a “rua mais bonita do mundo”, em Porto Alegre

Laghetto Moinhos promove conexão com o turismo urbano

Registros da Parker Solar Probe revelam detalhes sobre coroa e vento solar, fenômenos que afetam redes elétricas e comunicações na Terra

Nasa divulga imagens captadas por sonda em maior aproximação registrada do Sol; veja vídeo

Atletas do time da Baixada Fluminense pularam o alambrado e invadiram a arquibancada do Estádio Romário de Souza Faria

Jogadores do Duque de Caxias brigam com torcedores após partida que decretou rebaixamento