Taxa de vacinação em pessoas com síndrome de Down está baixa, alerta entidade médica
População faz parte dos grupos prioritários para vacinação da Covid e influenza; condição aumenta o risco de quadros graves dessas infecções
Por O GLOBO — São Paulo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/P/E/xshUjvToaZe34BNVp5wA/pavol-stugel-owuswyuokii-unsplash.jpg)
As pessoas com síndrome de Down apresentam maior grau de suscetibilidade para infecções e fazem parte dos grupos prioritários para vacinação contra influenza e Covid-19, por exemplo. Entretanto, dados do Ministério da Saúde apontam uma queda preocupante na cobertura vacinal nesta população.
Nesta terça-feira, Dia Mundial da Síndrome de Down, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Ministério da Saúde alertam para a necessidade de aumentar a baixa cobertura vacinal contra gripe e Covid em pessoas com a condição, dado o alto risco de evolução para formas graves dessas doenças.
Estudo feito na Inglaterra mostrou que pessoas com síndrome de Down correm um risco de cinco vezes maior de hospitalização e dez vezes maior de óbito por Covid-19. A SBP ressalta que a vacina contra Covid-19 já está disponível em todos os postos de saúde do país. Já a campanha de imunização contra a gripe começará no dia 10 de abril.