Medicina
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — São Paulo

Estudos com uma nova vacina contra malária em desenvolvimento pela Fiocruz vêm apresentando resultados promissores no tocante ao efeito bloqueador da transmissão do parasita causador da doença. As informações foram apresentadas pela vice-diretora de Pesquisa e Inovação e pesquisadora da Fiocruz Amazônia Stefanie Lopes, juntamente com a bolsista de pós-doutorado Camila Fabbri, do Laboratório de Diagnóstico e Controle de Doenças Infeciosas (DCDIA), durante a 92ª Reunião Anual da Sociedade Japonesa de Parasitologia, realizada em Kanazawa, no Japão.

“Trata-se de uma reunião entre o grupo de pesquisadores e o financiador a fim de avaliar o status do desenvolvimento do projeto financiado, uma vez que completa um ano de atividades (metade do tempo total)”, disse Lopes, à Agência Fiocruz de Notícias.

O desenvolvimento da pesquisa é executado pela Fiocruz Amazônia, em parceria com a Fundação de Medicina Tropical (FMT). Mas o projeto conta com financiamento do Fundo Global de Tecnologia Inovadora em Saúde (GHIT), do Japão.

A Fiocruz Amazônia conta com uma plataforma voltada à realização de ensaios para testagem de substâncias, bem como novas formulações vacinais para a malária causada pelo Plasmodium vivax, parasita responsável pela maioria dos casos da doença no Brasil.

“Esta plataforma pode avaliar atividade antimalárica ex vivo contra estágio sanguíneo do parasita, assim como a atividade no bloqueio da transmissão do parasita ao vetor em ensaios in vivo através da infecção experimental de Anopheles colonizados”, afirmou Lopes.

De acordo com a pesquisadora, na avaliação preliminar, a pesquisa demonstrou um elevado efeito da vacina produzida pelo grupo no desenvolvimento do parasita (Plasmodium vivax) no mosquito vetor da doença, o Anopheles, e, portanto, tendo um potencial efeito no bloqueio da transmissão da malária.

Em breve, a plataforma também ajudará a conduzir um ensaio in vitro contra o estágio hepático do parasita. Esse estágio é importante pois, segundo a pesquisadora, um dos grandes gargalos para o controle da malária vivax reside na existência de um estágio latente no fígado, o hipnozoito, que é responsável pelo reaparecimento da doença sem a necessidade de uma nova picada do mosquito infectado.

Os medicamentos disponíveis para atacar este estágio do parasita, a primaquina, e o seu substituto em dose única, a tafenoquina, não podem ser utilizados amplamente devido aos seus efeitos colaterais em determinadas pessoas, como gestantes e deficientes em G6PD.

“Portanto, a busca por novas substâncias com este potencial se faz necessária”, ressalta Lopes.

O encontro também permitiu discutir os próximos passos do projeto, necessários para o desenvolvimento da vacina para testes futuros em ensaios clínicos como a produção em maior escala e padrões de garantia de alta qualidade.

Mais recente Próxima Ozempic: fabricante emite alerta sobre falta do remédio nas farmácias após demanda inesperada
Mais do Globo

Apresentação será no dia 16 de julho, às 22h30, no Blue Note Rio

Diego Gomes, que integrou turnês de Caetano, Bethânia e Gil, se apresenta no Rio

Setor lácteo se comprometeu a retirar aditivos sintéticos ligados a problemas de saúde

Fabricantes de sorvete vão eliminar uso de corantes sintéticos nos EUA

Cuidador de 26 anos é acusado de 70 crimes, incluindo estupro infantil; investigações revelam falhas no sistema de triagem de profissionais

Caso de pedofilia em creches na Austrália leva mais de 800 crianças a fazer testes de doenças infecciosas

A ação foi descrita por internautas como desvirtuosa e feita para gerar engajamento; pastor rebate e diz que o ato "não é sobre tatuagem", e sim "liberdade"

Após polêmica com energético, igreja em SC faz tatuagem coletiva em fiéis e é criticada por evangélicos

O Lilium (nome científico da flor do lírio) se assemelha a um tampão em seu plástico macio e aplicador, tornando-o mais familiar para as mulheres

Papanicolau: pesquisadora redesenha instrumento que alivia o desconforto durante o exame

Norma permite que governo brasileiro adote medidas econômicas contra países que impuseram barreiras comerciais

Após tarifaço de Trump, decreto de Lula sobre Lei de Reciprocidade prevê possibilidade de taxas sobre produtos específicos e saída de acordos; entenda

Jogador é apaixonado por automóveis e mantém uma coleção com veículos de alto desempenho, design exclusivo e valores impressionantes

Carros de Neymar chamam atenção com modelos milionários e réplica do Batmóvel; confira