Um Só Planeta

Por Redação Galileu

Os microplásticos já foram detectados em inúmeros locais e seres ao redor do mundo — até mesmo no leite materno. Agora, mais dois animais entram para lista dos contaminados pelo material. Um estudo publicado nesta quarta-feira (29) na Royal Society Open Science relata a presença de microplásticos em krills (Euphausia superba), que são pequenos crustáceos semelhantes ao camarão, e salpas (Salpa thompsoni), invertebrados marinhos gelatinosos e cilíndricos, do Oceano Antártico.

Os microplásticos, resíduos plásticos que medem menos que cinco milímetros, estão presentes em abundância no Oceano Antártico, sendo encontrados desde a superfície até o fundo do mar. Agora, comprovou-se que sua presença no ambiente marinho impacta as duas espécies mais abundantes do zooplâncton antártico: os krills e as salpas.

Além de numerosos, esses animais também fazem parte da dieta de grande parte da vida selvagem marinha da região. O krill, por exemplo, é o principal alimento de baleias, pinguins e focas, enquanto as salpas são comidas por alguns peixes e pássaros marinhos maiores. Ainda, eles desempenham um papel fundamental na transferência de CO2 atmosférico para os oceanos profundos.

"As evidências do consumo de microplástico em duas espécies de abundância muito alta do Oceano Antártico são preocupantes", alerta, em nota, Laura Wilkie Johnston, bióloga marinha da British Antarctic Survey (BAS), instituição responsável pelo estudo. "Ambas as espécies são parte integrante do ecossistema do Oceano Antártico e ainda não entendemos completamente o impacto que os microplásticos terão neste ambiente."

A bordo do navio EEA James Clark Ross, os pesquisadores coletaram amostras de krill e salpas em duas missões de pesquisa: uma na ponta norte da Península Antártica, em 2016, e outra perto da ilha da Geórgia do Sul, em 2018.

Após análise, os pesquisadores conseguiram identificar que cerca de 60% do krill e das salpas continham microplásticos de nylon, produto usado na produção de roupas, de equipamentos de pesca, cordas e de reforço de pneus de automóveis. De acordo com o estudo, a maioria dos microplásticos achados em ambas espécies pertence a microfibras comuns, e uma das principais fontes dessas fibras é a descamação das roupas durante a lavagem e secagem.

Por conta da Antártida apresentar cadeias alimentares curtas, é muito provável que ocorra a transferência de microplásticos dos krills e das salpas para predadores maiores. Outra preocupação é que o microplástico possa interferir na quantidade de carbono que os organismos conseguem absorver e reter nas profundezas do oceano. A descoberta destaca a sensibilidade à poluição plástica do ecossistema marinho antártico, um dos maiores sumidouros de carbono do planeta.

“Neste estudo, mostramos como esses animais são vulneráveis ​​ao plástico em seus habitats naturais", conclui a coautora Emily Rowlands, bióloga marinha da BAS. "A pesquisa é particularmente importante porque dá suporte a experimentos de laboratório e fornece novos insights sobre as quantidades e tipos de plásticos aos quais os krills e as salpas estão expostos no Oceano Antártico."

Um Só Planeta — Foto: Um Só Planeta
Um Só Planeta — Foto: Um Só Planeta
Mais recente Próxima População global pode atingir pico em 2050 e depois decair, diz estudo
Mais de Galileu

Interação direta entre cão e tutor obteve maior sucesso do que os botões em pesquisa com 17 cães envolvendo comandos como "deitar", "girar" e "dar a pata"

Cães entendem melhor a fala natural do que botões de adestramento, mostra estudo

Pesquisador propõe uma abordagem de cálculo que ignora números radicais e irracionais, confiando apenas em extensões especiais de polinômios chamadas “séries de potências”

Problema mais antigo da álgebra é solucionado por matemático de modo inédito; entenda

Invenção de cientistas da UFMG e UFLA é alternativa promissora às bandagens importadas usadas no SUS, e têm capacidade de absorção comparável à de produtos usados no mercado

Brasileiros criam curativo sustentável usando resíduos da indústria pesqueira

O processo de preservação cadavérica, nunca antes relatado, contou com o uso de lascas de madeira, galhos, tecido e cloreto de zinco; entenda

Múmia de vigário do século 18 é achada bem preservada graças a método incomum

Cometa mais famoso da história é responsável por duas das principais chuvas de meteoros durante o quinto mês do ano. Veja o que esperar para o calendário astronômico de maio

Poeira do Halley: como observar em maio o rastro deixado pelo famoso cometa

Podólogo explica os principais agravos, os fatores causadores e as medidas de prevenção que podemos adotar para as fissuras nos pés; confira

Calcanhares rachados podem representar vários riscos à saúde; saiba quais

De ícones da arquitetura a animais pré-históricos, esses quebra-cabeças 3D combinam diversão, aprendizado e design, transformando o passatempo em arte decorativa

Quebra-cabeça 3D: 8 puzzles vão virar objeto de decoração na sua casa

Um relatório recente da ONU enfatiza esse problema e fala dos grandes desafios enfrentados por comunidades indígenas frente às mudanças do clima


Indígenas ainda são marginalizados no debate sobre a crise climática