Ciência
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

Cientistas da Universidade de Fudan, em Xangai, desenvolveram uma nova técnica para combater o câncer que, em estudos iniciais com camundongos, fez com que tumores de mama encolhessem ou desaparecessem em apenas duas semanas. O experimento com a novidade fez parte de um trabalho recém-publicado na revista científica Science Advances.

A tecnologia consiste em uma bateria autocarregável que é implantada no tecido do tumor para consumir o oxigênio das células cancerígenas, um processo chamado de hipóxia. Com isso, as células tornam-se alvo de uma nova classe de medicamentos em desenvolvimento chamada pró-fármacos ativados pela hipóxia (HAPs, da sigla em inglês).

Essas drogas, que ainda não foram aprovadas para uso clínico e também estão em testes, matam apenas o material privado de oxigênio, sem afetar o tecido saudável. Segundo os autores do estudo, “o consumo sustentável de oxigênio (pela bateria) causou condições hipóxicas intratumorais adequadas ao longo de 14 dias, o que é útil para os pró-fármacos ativados por hipóxia (HAPs) matarem as células tumorais”.

Outros métodos para causar a hipóxia em células cancerígenas também são testados hoje, porém nenhum conseguiu criar condições favoráveis em um período de tempo tão curto, explicam os pesquisadores. “A maior vantagem da bateria implantável é a capacidade de manter um ambiente hipóxico contínuo do tumor por um longo período de tempo (um curso de tratamento, 14 dias) por implantação única”.

No experimento, a equipe implantou a bateria nas axilas dos camundongos com câncer de mama. No total, foram 25 animais avaliados – cinco deles com o implante da nova tecnologia junto aos medicamentos. Nestes cinco, após duas semanas, os tumores haviam encolhido cerca de 90% e, para quatro deles (80%), o câncer desapareceu completamente, algo que não foi observado nos outros participantes.

“Além disso, a bateria exerceu uma prevenção de 100% da tumorigênese (formação de novos tumores) com base na produção de ROS (sigla para "espécies reativas de oxigênio") durante a redução de oxigênio na bateria”, escreveram os pesquisadores.

O estudo foi pequeno e com animais, há ainda questões de segurança e de estabilidade que precisam ser avaliadas para que os testes com humanos possam ter início. No entanto, os cientistas consideram os resultados promissores para o desenvolvimento de novos tratamentos para o câncer.

Mais recente Próxima Vacinas contra câncer estarão 'prontas até o final da década', diz diretor médico da Moderna
Mais do Globo

Previsão é de sol e de temperatura acima de 36 graus no sábado. Apresentação da diva do pop está prevista para as 21h45

Vai maratonar na praia com banho de mar e show da Madonna? Veja dicas para se hidratar e curtir o sábado

Espetáculo deve reunir 1,5 milhão de pessoas na noite deste sábado na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro

Show da Madonna: onde assistir ao vivo o espetáculo da cantora na 'Celebration Tour'

Fãs temem serem vítimas de furtos ou roubos, apesar do esquema montado pela PM

Celular velho e 'esconderijo' para cartões e dinheiro: fãs de Madonna dão dicas de segurança

Quem manda acha que pode fazer o que criticava quando era oposição. A fala de Lula no Dia do Trabalho cai nessa categoria

Sobre democracia e mandar

Na contramão do identitarismo, a cantora não vitimizou mulheres, pretos, gays, latinos. Preferiu celebrá-los

Lady Madonna

De volta ao Rio após mais de um ano, noite contará com Alexandre Pantoja defendendo cinturão e o retorno de José Aldo

UFC 301: Evento chega à 40ª edição no país com card recheado de brasileiros e de olho na expansão

Instituições se mostram incapazes de combater antissemitismo e de proteger direito dos alunos à manifestação

Protestos nos EUA revelam inépcia 
das universidades

Fiscalização pelo Judiciário é saudável para evitar abusos, mas não pode dificultar investigações

Revisão da atuação do MP não deve enfraquecer combate à corrupção

Três das seis apresentações com maiores plateias já registradas na história do planeta aconteceram em famosa praia no Rio de Janeiro

Madonna em Copacabana pode mudar ranking dos maiores shows do mundo; veja lista completa