Saúde
PUBLICIDADE

Por Daniel Gullino — Brasília

O julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o piso da enfermagem foi interrompido novamente nesta sexta-feira, por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli. É a segunda vez em menos de mês que a análise é paralisada. Enquanto o julgamento não for retomado, continua valendo uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que liberou o pagamento do piso.

Toffoli tem até 90 dias para liberar a ação para julgamento. Ele pode fazer isso em um prazo menor, como o ministro Gilmar Mendes, que pediu vista no dia 24 e liberou o caso duas semanas depois. Após a devolução, cabe à presidente do STF, ministra Rosa Weber, marcar uma data para o julgamento.

No mês passado, Barroso liberou o pagamento do piso, que havia sido suspenso por ele em setembro do ano passado. O ministro determinou que, para os trabalhadores do setor público, o início do pagamento do piso deveria seguir um cronograma definido pelo Ministério da Saúde. No setor privado, o novo salário deve ser pago pelos dias trabalhados a partir de 1º de julho.

O ministro determinou que a obrigatoriedade do piso só existe para estados, municípios e entidades privadas que atendam 60% de paciente pelo SUS caso a União repasse os valores necessários.

Agora, os demais ministros analisam se mantém ou derrubam a decisão de Barroso. Quando o julgamento começou, o ministro Edson Fachin divergiu do relator e afirmou que o piso deve valer para todas as categorias.

Na retomada do julgamento, nesta sexta, Barroso apresentou um complemento do seu voto, escrito em conjunto com Gilmar Mendes, que havia pedido vista. Os dois propõem que, para garantir o piso, a União pode utilizar crédito suplementar, utilizando recursos que seriam destinados a emendas parlamentares. No setor privado, Barroso e Gilmar defendem que seja estabelecido um prazo de 60 dias para que realizada uma negociação coletiva entre as partes.

Mais recente Próxima Vacina contra pólio: Ministério da Saúde quer acabar com gotinha; entenda por quê

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

A máxima atingiu 25,3 ºC por volta das 15h30 na estação de Irajá, informa o Sistema Alerta Rio, da prefeitura

Após manhã chuvosa, a tarde foi de sol nesta sexta-feira; veja a previsão do tempo para o fim de semana

Cantor foi diagnosticado com diabetes tipo 2 e desde então vem cuidando da saúde e medindo a glicose com frequência

Sensor de glicose: entenda o que é aparelho colado no braço de Zeca Pagodinho

Defesa de Rodrigo Bezerra de Azevedo argumentou que o militar está preso por fatos supostamente ocorridos em 2022 e não haveria elementos que concretos de periculosidade

Moraes cita 'necessidade de resguardar a ordem pública' e nega liberdade a 'kid preto' acusado de plano para matá-lo

Aniversário terá banho de floresta, mountain bike infantil, trilhas guiadas e oficinas educativas

Parque Nacional da Tijuca celebra 64 anos com programação especial neste fim de semana

Ex-lateral, ídolo dos dois clubes, usou as redes sociais para comentar sobre a Copa do Mundo de Clubes

Marcelo brinca com possibilidade de final entre Real e Fluminense: 'jogo não vai poder acabar '
Conteúdo de Marca

Em 2025, a construção civil brasileira enfrenta desafios com juros altos, mas mantém previsão de crescimento, impulsionada por programas habitacionais. Humberto Santos, engenheiro civil e especialista em gestão de projetos da construção civil, destaca a importância da tecnologia, digitalização e sustentabilidade para gerenciar projetos complexos, reduzir custos e garantir eficiência, priorizando sempre a experiência do usuário final.

Especialista fala sobre gestão de projetos de infraestrutura

Cantores estiveram juntos nesta sexta-feira (4) para um almoço e fizeram passeio que viralizou nas redes

Web comenta 'sextou' de Ney Matogrosso e Zeca Pagodinho em passeio de triciclo: 'Não é foto, é obra de arte'