Saúde
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

O Ministério da Saúde incluiu três novos antirretrovirais na lista de tratamentos oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à pessoas portadoras do vírus HIV. São eles o Darunavir (800 mg), o Dolutengravir (5 mg) e o Raltengravir (100 mg, granulado). De acordo com a portaria publicada, a pasta ministerial tem até 180 dias para implementar a distribuição das medicações no SUS.

Segundo o ministério, os fármacos são essenciais para que o enfraquecimento do sistema imunológico seja evitado em pessoas que vivem com o retrovírus. Os antirretrovirais funcionam como uma barreira para diminuir as chances de infecções e internação.

“A incorporação dos novos medicamentos no SUS tem como objetivo ampliar o elenco de antirretrovirais disponíveis, ofertando para as pessoas vivendo com HIV/aids, medicamentos com formulação mais adequada às crianças, com maior comodidade posológica, maior potência e com menor toxicidade. A disponibilização dos medicamentos vai proporcionar maior adesão ao tratamento e melhoria na qualidade de vida dos pacientes”, explicou Beatriz Kamiensky, especialista do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Descrição dos fármacos conforme a portaria ministerial:

O Darunavir 800 mg é destinado a pacientes vivendo com HIV, em falha virológica ao esquema de primeira linha (primeiros medicamentos usados) e sem mutações que indiquem resistência ao fármaco.

O Dolutegravir 5 mg é indicado como tratamento complementar ou substituto em crianças de dois meses a seis anos de idade. O medicamento se apresenta em forma de comprimidos dispersíveis.

Já o Raltengravir 100mg, granulado, está indicado para profilaxia da transmissão vertical em crianças com alto risco de exposição ao HIV. Considera-se de alto risco todas as crianças nascidas de mães que vivem com HIV e devem receber antirretroviral (ARV) como medida profilática para transmissão vertical. A criança é classificada em alto ou baixo risco de exposição, de acordo com critérios já estabelecidos em protocolos e diretrizes terapêuticas.

Realidade brasileira

O Brasil ultrapassou a marca de um milhão de pessoas vivendo com o HIV, conforme informa o Ministério da Saúde. No mundo, o programa para aids das Nações Unidas (Unaids) estima um total de 38,4 milhões de indivíduos infectados pelo vírus.

Um crescimento no número de novas infecções foi registrado durante a última década. De acordo com a edição mais recente do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids, entre 2011 e 2021 o número de diagnósticos saltou 198%, passando de 13,7 mil para 40,9 mil. Já em 2022, até junho, foram 16,7 mil registros.

Mais recente Próxima Síndrome respiratória infantil: com RS, 6 estados já decretaram emergência de saúde neste ano; saiba por quê

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Companhia que já dominou o setor vê navegador como 'estratégico'. OpenAI também tem interesse

Desbancado pelo Google há duas décadas, Yahoo se diz disposto a comprar Chrome se rival for forçado a vendê-lo

Mais de 90 mil pessoas já visitaram o corpo do Pontífice no velório na Praça São Pedro

Fiéis prestam últimas homenagens a Papa Francisco: 'Ele era um de nós'

Deputado licenciado deixou o Brasil em março alegando perseguição política e tem disparado contra ministro do STF do exterior

Dos EUA, Eduardo acusa Alexandre de Moraes de querer matar Jair Bolsonaro

Ladrões renderam funcionários durante a madrugada de terça-feira (22); caso ocorreu na Zona Oeste

Quadrilha leva treze relógios de luxo, joias e 5 mil dólares de mansão em SP

Conselho de Ética da Casa já havia recomendado cassação do parlamentar, mas votação nunca foi ao plenário

Câmara cassa mandato de Chiquinho Brazão por ausência em sessões

Daniel Pacheco, de 19 anos, recebeu atendimento de urgência no hospital local; jogo foi cancelado, e Polícia Civil investiga caso

Jogador do Três Rios Futsal sofre perfuração no olho por explosão de bomba em vestiário antes de partida da Copa Rio Sul; imagem forte

Jovem de 17 anos entrou na segunda metade da etapa final no empate com o Unión Española

Conheça Wesley Natã, primeiro nascido em 2008 a estrear pelos profissionais do Fluminense

A peça publicitária aposta ainda no discurso empoderado da cantora e na admiração da apresentadora para evitar o que antes era comum nas publicidades: a rejeição ao que é contrário

Sabrina Sato e Bethânia estrelam campanha de produto antifrizz, mas cantora diz que não vai usar