Saúde
PUBLICIDADE
Por — São Paulo

O uso persistente de tabaco combinado com pré-diabetes triplica o risco de acidente vascular cerebral em adultos jovens que não apresentam outros fatores de risco cardiovascular, aponta estudo da American Heart Association.

Para a realização da pesquisa, os cientistas utilizaram a Amostra Nacional de Pacientes Internos, uma grande base de dados nacional, para analisar as internações hospitalares nos EUA em 2019 de mais de 1 milhão de jovens consumidores de tabaco (entre os 18 e os 44 anos de idade).

Todos os participantes foram considerados metabolicamente saudáveis, sem fatores de risco de doenças cardiovasculares, como: hipertensão, diabetes tipo 2, colesterol alto ou obesidade, porém, todos eram usuários persistentes de tabaco e tinham dificuldade em reduzir a quantidade que consumiam.

“Essas descobertas de um estudo em grande escala nos EUA justificam estratégias precoces de triagem e prevenção para pré-diabetes em jovens usuários de tabaco, a fim de reduzir o risco de acidente vascular cerebral”, disse o autor do estudo, Advait Vasavada.

Pré-diabetes são níveis de açúcar no sangue em jejum superiores ao normal que podem evoluir para um diagnóstico de diabetes tipo 2. Pessoas com pré-diabetes também apresentam risco aumentado de doenças cardíacas e derrames, no entanto, esses riscos podem ser reduzidos através de mudanças no estilo de vida, como ingestão de alimentos saudáveis, perda de peso e aumento da atividade física.

Segundo os resultados da pesquisa, os cientistas descobriram que os usuários de tabaco com pré-diabetes, além de ter um risco três vezes maior de hospitalização por acidente vascular cerebral, eles também tinham taxas mais elevadas de doença pulmonar obstrutiva crônica, ataque cardíaco prévio e doença renal crônica.

“Se você é um jovem adulto metabolicamente saudável e dependente do uso do tabaco, é aconselhável reduzir, mas melhor ainda, eliminar completamente o uso do tabaco. Também é importante notar que ter pré-diabetes pode aumentar significativamente o risco de sofrer um acidente vascular cerebral em uma idade jovem, mesmo que você não use produtos de tabaco”, afirmou Vasavada.

O pesquisador ainda aconselhou que as pessoas devam ter um estilo de vida mais saudável de forma geral e garantir que o açúcar no sangue esteja bem controlado.

“Ter pré-diabetes por si só já representa um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Acrescentar o consumo de tabaco aumenta drasticamente o risco de sofrer um acidente vascular cerebral e, portanto, é mais importante trabalhar nos esforços para abandonar o consumo de tabaco”, explica Esa M. Davis, membro do Comitê de Drogas, Álcool e Tabaco da American Heart Association.

Webstories
Mais recente Próxima Beba água quando estiver com raiva, aconselha papa às crianças

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Acerto prevê taxa de 15% sobre produtos europeus e anima investidores às vésperas de semana decisiva para a economia global

Bolsas sobem após EUA e União Europeia chegarem a acordo tarifário. Veja o rali nos mercados globais

Cruz-maltino ficou na bronca pela expulsão de Léo Jardim na reta final do segundo tempo do empate em 1 a 1

Vasco pede afastamento de árbitro por 'atuação desastrosa' contra o Inter e promete ir à CBF nesta segunda

Com o aumento dos vazamentos de dados, especialista recomenda três passos simples para blindar suas contas nas plataformas

Você ainda usa a mesma senha em tudo? Veja como se proteger antes que seja tarde

Cruz-maltino saiu na frente do Internacional no Beira Rio, mas viu Carbonero marcar para o colorado após Léo Jardim receber cartão vermelho bizarro

Análise: Expulsão inusitada e gol no fim dão gosto amargo para empate que antes seria aceitável para o Vasco

Gerência do estabelecimento acionou a PM para a expulsão do rapaz

A menos de três meses do início da cúpula, estabelecimentos avaliam mudanças na estrutura e na oferta de serviços para acomodação de hóspedes

De troca de nome à retirada de cadeira erótica: as adaptações dos motéis de Belém para receber participantes da COP 30

Influenciadores digitais anunciam término de relacionamento por meio das redes sociais: 'Caminhos diferentes daqui pra frente'

Famosos se espantam com separação de Carlinhos Maia e Lucas Guimarães após 15 anos: 'Amanhã é outro dia'

Velório será nesta segunda-feira, no crematório do Caju, às 9h

Morre jornalista Denis Kuck, repórter do GLOBO entre os anos 2006 e 2010