Saúde
PUBLICIDADE
Por — São Paulo

O uso persistente de tabaco combinado com pré-diabetes triplica o risco de acidente vascular cerebral em adultos jovens que não apresentam outros fatores de risco cardiovascular, aponta estudo da American Heart Association.

Para a realização da pesquisa, os cientistas utilizaram a Amostra Nacional de Pacientes Internos, uma grande base de dados nacional, para analisar as internações hospitalares nos EUA em 2019 de mais de 1 milhão de jovens consumidores de tabaco (entre os 18 e os 44 anos de idade).

Todos os participantes foram considerados metabolicamente saudáveis, sem fatores de risco de doenças cardiovasculares, como: hipertensão, diabetes tipo 2, colesterol alto ou obesidade, porém, todos eram usuários persistentes de tabaco e tinham dificuldade em reduzir a quantidade que consumiam.

“Essas descobertas de um estudo em grande escala nos EUA justificam estratégias precoces de triagem e prevenção para pré-diabetes em jovens usuários de tabaco, a fim de reduzir o risco de acidente vascular cerebral”, disse o autor do estudo, Advait Vasavada.

Pré-diabetes são níveis de açúcar no sangue em jejum superiores ao normal que podem evoluir para um diagnóstico de diabetes tipo 2. Pessoas com pré-diabetes também apresentam risco aumentado de doenças cardíacas e derrames, no entanto, esses riscos podem ser reduzidos através de mudanças no estilo de vida, como ingestão de alimentos saudáveis, perda de peso e aumento da atividade física.

Segundo os resultados da pesquisa, os cientistas descobriram que os usuários de tabaco com pré-diabetes, além de ter um risco três vezes maior de hospitalização por acidente vascular cerebral, eles também tinham taxas mais elevadas de doença pulmonar obstrutiva crônica, ataque cardíaco prévio e doença renal crônica.

“Se você é um jovem adulto metabolicamente saudável e dependente do uso do tabaco, é aconselhável reduzir, mas melhor ainda, eliminar completamente o uso do tabaco. Também é importante notar que ter pré-diabetes pode aumentar significativamente o risco de sofrer um acidente vascular cerebral em uma idade jovem, mesmo que você não use produtos de tabaco”, afirmou Vasavada.

O pesquisador ainda aconselhou que as pessoas devam ter um estilo de vida mais saudável de forma geral e garantir que o açúcar no sangue esteja bem controlado.

“Ter pré-diabetes por si só já representa um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Acrescentar o consumo de tabaco aumenta drasticamente o risco de sofrer um acidente vascular cerebral e, portanto, é mais importante trabalhar nos esforços para abandonar o consumo de tabaco”, explica Esa M. Davis, membro do Comitê de Drogas, Álcool e Tabaco da American Heart Association.

Webstories
Mais recente Próxima Beba água quando estiver com raiva, aconselha papa às crianças

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Prefeitura de Itaguaí planeja apresentações em julho

Apesar das dificuldades, tem cidade gastando até R$ 780 mil com shows

A filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro se submeteu ao procedimento em fevereiro deste ano

Rafaella Justus rebate comentários de seguidor sobre rinoplastia: 'Você é uma criança'

A primeira tempestade solar 'extrema' em 20 anos proporcionou espetaculares auroras boreais pelo mundo

Mancha solar 17 vezes maior que a Terra ajudou a formar a tempestade geomagnética mais 'extrema' em 20 anos; entenda

Autoridades locais declararam estado de emergência após as fortes chuvas ocorridas nesta sexta-feira terem destruído casas, vilarejos e terras agrícolas

Inundações repentinas deixam mais de 200 mortos no Afeganistão

Princesa de Gales, de 42 anos, permanece fora dos holofotes desde que anunciou seu diagnóstico de câncer em março

Príncipe William quebra protocolo e dá atualização sobre estado de saúde de Kate Middleton

Elas integrarão o acervo de memória para gerações futuras

Biblioteca Nacional está recebendo mensagens destinadas aos afetados pelas enchentes no RS

Apresentadora recebeu críticas por ter criticado ex-marido na internet

Durante trabalho de resgate no RS, Scooby é surpreendido com pergunta sobre Luana Piovani em live

As autoridades pediram aos operadores de satélites, companhias aéreas e responsáveis pelas redes elétricas que tomem medidas de precaução contra possíveis perturbações causadas por mudanças no campo magnético da Terra

A primeira tempestade solar 'extrema' em 20 anos proporciona espetaculares auroras boreais pelo mundo; veja fotos