Saúde
PUBLICIDADE
Por — Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou que 25% dos alimentos de origem vegetal em supermercados, como café em pó, arroz e frutas, possuem agrotóxicos não autorizados ou com resíduos acima do limite permitido. 

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) da reguladora coletou amostras dos alimentos em supermercados de todas as regiões do país em 2018, 2019 e 2022, com pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia. No último ano, foram analisadas 1.772 amostras de amendoim, batata, brócolis, café em pó, feijão, mandioca, laranja, maracujá, morango, pimentão, quiabo, repolho e farinha de trigo.

Das amostras, 41,1% não tinham resíduos de agrotóxicos, 33,9% tinham resíduos dentro do limite permitido e 25% continham a presença de um agrotóxico não autorizado ou com resíduos acima do limite permitido.  Já 0,17%, equivalente a 3 amostras, apresentaram risco agudo à saúde, podendo causar danos à saúde do consumidor em curto espaço de tempo.

No período de 2018 a 2019 foram analisadas 3.296 amostras em 84 municípios. Foram monitorados 14 alimentos de origem vegetal: abobrinha, aveia, banana, cebola, couve, laranja, maçã, mamão, milho, pepino, pera, soja, trigo e uvas.

Na época, o programa identificou 33,2% das amostras sem resíduos; 41,2% com resíduos dentro do limite permitido; 25,6% com agrotóxico não autorizado ou acima do limite permitido; e 0,55%, equivalente a 18 amostras, apresentando risco agudo à saúde.

Segundo a Anvisa, as situações de risco agudo encontradas foram pontuais e de origem conhecida. "Para esses casos, a Anvisa vem adotando providências e recomendações com vistas à redução dos riscos identificados.", afirmou, em nota.

O programa de monitoramento foi criado em 2001 para verificar a quantidade de elementos químicos em produtos presentes no dia a dia do brasileiro e orientar a fiscalização dos alimentos nos supermercados.

Mais recente Próxima Jovem diz que se tornou monogâmica após o uso de antidepressivos; remédio pode afetar a forma de se relacionar?

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Conhecido por seu comportamento imprevisível e sua rebeldia incorrigível, ícone do cinema brasileiro morreu neste domingo, aos 83 anos

Relembre o dia em que Paulo César Pereio quis demolir o Cristo e outras polêmicas do ator

Há meio milhão de pessoas desalojadas e X mil estão em abrigos espalhados por todo estado, segundo a Defesa Civil

Chega a 147 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul; 127 pessoas estão desaparecidas

Iniciativa oferece minicursos em áreas como tecnologia da informação, moda, saúde, beleza e design

De cultivo de horta a adestramento de pets: Senac Barra tem inscrições abertas para oficinas gratuitas

Evento está programado para o último final de semana de maio e o primeiro de junho

Vem aí o Festival do Nordeste no Museu da República, no Catete

Previsão para inflação também teve pequena elevação

Boletim Focus: mercado eleva, mais vez, a projeção para os juros

Vinte pessoas morreram durante bombardeios ao campo de refugiados de Jabalia, no norte de Gaza

Sistema da Saúde de Gaza pode entrar em colapso 'em horas' por falta de combustível, diz Hamas

Falta de informação e erros na nova medida de cobrança antecipada de taxas levam milhares de imigrantes às agências de Lisboa e Porto e sobrecarrega atendimento

Brasileiros enfrentam segunda-feira de caos na imigração de Portugal

Cidade está há 17 dias sem registro de chuva, segundo o Alerta Rio. Temperatura deve diminuir apenas com passagem de frente fria no litoral

Rio tem calorão e baixa umidade nesta segunda-feira e previsão de chuva fraca para terça