Saúde
PUBLICIDADE
Por — Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou que 25% dos alimentos de origem vegetal em supermercados, como café em pó, arroz e frutas, possuem agrotóxicos não autorizados ou com resíduos acima do limite permitido. 

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) da reguladora coletou amostras dos alimentos em supermercados de todas as regiões do país em 2018, 2019 e 2022, com pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia. No último ano, foram analisadas 1.772 amostras de amendoim, batata, brócolis, café em pó, feijão, mandioca, laranja, maracujá, morango, pimentão, quiabo, repolho e farinha de trigo.

Das amostras, 41,1% não tinham resíduos de agrotóxicos, 33,9% tinham resíduos dentro do limite permitido e 25% continham a presença de um agrotóxico não autorizado ou com resíduos acima do limite permitido.  Já 0,17%, equivalente a 3 amostras, apresentaram risco agudo à saúde, podendo causar danos à saúde do consumidor em curto espaço de tempo.

No período de 2018 a 2019 foram analisadas 3.296 amostras em 84 municípios. Foram monitorados 14 alimentos de origem vegetal: abobrinha, aveia, banana, cebola, couve, laranja, maçã, mamão, milho, pepino, pera, soja, trigo e uvas.

Na época, o programa identificou 33,2% das amostras sem resíduos; 41,2% com resíduos dentro do limite permitido; 25,6% com agrotóxico não autorizado ou acima do limite permitido; e 0,55%, equivalente a 18 amostras, apresentando risco agudo à saúde.

Segundo a Anvisa, as situações de risco agudo encontradas foram pontuais e de origem conhecida. "Para esses casos, a Anvisa vem adotando providências e recomendações com vistas à redução dos riscos identificados.", afirmou, em nota.

O programa de monitoramento foi criado em 2001 para verificar a quantidade de elementos químicos em produtos presentes no dia a dia do brasileiro e orientar a fiscalização dos alimentos nos supermercados.

Mais recente Próxima Jovem diz que se tornou monogâmica após o uso de antidepressivos; remédio pode afetar a forma de se relacionar?

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Outros influenciadores digitais que estão disseminando mentiras sobre a tragédia também serão acionados pela União

Pablo Marçal será acionado pela AGU por dano moral coletivo relativo às fake news sobre RS

Conhecida como "Russian Nana", produtora de conteúdo vivia na China desde o ano passado

Influenciadora russa morre após tomar analgésicos para ressaca e passar 38 dias em coma

Paralisação de 24 horas foi convocada pela Confederação Geral do Trabalho, que acusa o governo ultraliberal de carecer de 'diálogo social' e impor sofrimento a setores de baixa renda e classe média

Contra ajuste fiscal de Milei, trabalhadores realizam greve geral sem protesto nas ruas da Argentina

Pastor Sargento Isidório apresentou projeto de lei sobre o tema; segundo o parlamentar, o intuito é 'proteger crianças'

Deputado pastor quer proibir encenação de sexo em shows e cita Madonna: 'Cachorrada'

Empresa MSC expressou tristeza pela perda do animal e afirma que tem regulamentos para evitar colisões com animais marinhos

Cruzeiro chega ao porto de Nova York com baleia morta na proa; vídeo

Fortes enchentes afetam em cheio o abastecimento de combustíveis, serviços de telecomunicações e energia elétrica.

Reconstrução do Rio Grande do Sul vai custar pelo menos R$ 19 bilhões, diz Leite

A doação foi realizada através da Esmolaria Apostólica e confirmada pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler

Papa Francisco doa R$ 500 mil para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Na maior parte do país, novos casos estabilizaram ou começaram a cair, porém incidência permanece elevada

Dengue: apenas um estado ainda tem tendência de alta da doença; saiba qual

A deputada Socorro Neri (PP-AC) presidirá o colegiado, que discutirá medidas que possam prevenir impacto dos desastres ambientais no país

Pressionado por chuvas no RS, Congresso faz primeira reunião do ano de comissão sobre mudanças climáticas

Apresentações do cantor são canceladas pela prefeitura da cidade devido à proximidade com eleições; em site de produtora, venda é prorrogada

Eduardo Paes afirma ter prints de conversa com Live Nation negando autorização para show de Bruno Mars no Rio