Saúde
PUBLICIDADE
Por — Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou que 25% dos alimentos de origem vegetal em supermercados, como café em pó, arroz e frutas, possuem agrotóxicos não autorizados ou com resíduos acima do limite permitido. 

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) da reguladora coletou amostras dos alimentos em supermercados de todas as regiões do país em 2018, 2019 e 2022, com pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia. No último ano, foram analisadas 1.772 amostras de amendoim, batata, brócolis, café em pó, feijão, mandioca, laranja, maracujá, morango, pimentão, quiabo, repolho e farinha de trigo.

Das amostras, 41,1% não tinham resíduos de agrotóxicos, 33,9% tinham resíduos dentro do limite permitido e 25% continham a presença de um agrotóxico não autorizado ou com resíduos acima do limite permitido.  Já 0,17%, equivalente a 3 amostras, apresentaram risco agudo à saúde, podendo causar danos à saúde do consumidor em curto espaço de tempo.

No período de 2018 a 2019 foram analisadas 3.296 amostras em 84 municípios. Foram monitorados 14 alimentos de origem vegetal: abobrinha, aveia, banana, cebola, couve, laranja, maçã, mamão, milho, pepino, pera, soja, trigo e uvas.

Na época, o programa identificou 33,2% das amostras sem resíduos; 41,2% com resíduos dentro do limite permitido; 25,6% com agrotóxico não autorizado ou acima do limite permitido; e 0,55%, equivalente a 18 amostras, apresentando risco agudo à saúde.

Segundo a Anvisa, as situações de risco agudo encontradas foram pontuais e de origem conhecida. "Para esses casos, a Anvisa vem adotando providências e recomendações com vistas à redução dos riscos identificados.", afirmou, em nota.

O programa de monitoramento foi criado em 2001 para verificar a quantidade de elementos químicos em produtos presentes no dia a dia do brasileiro e orientar a fiscalização dos alimentos nos supermercados.

Mais recente Próxima Jovem diz que se tornou monogâmica após o uso de antidepressivos; remédio pode afetar a forma de se relacionar?

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Leandro Talles tem antecedentes criminais por furto, ameaça e, segundo a polícia, possuía munições de calibre .38 em casa

Polícia de SP aponta lutador de jiu-jitsu como suspeito de envolvimento na morte de empresário em Interlagos

O Maior festival de música, cultura e arte de São Paulo está chegando, e o Clube O GLOBO não quer deixar você de fora dessa experiência.

Sorteio para o The Town: assinante O GLOBO concorre a um par de ingressos para aproveitar o festival

Alvinegro deve focar em outras alternativas para a ponta direita do ataque

Botafogo tem proposta por Hinestroza recusada pelo Atlético Nacional
Conteúdo de Marca

Enquanto o visto de R$ 28,7 milhões ganha os holofotes, o diploma e a experiência abrem um caminho mais realista para os EUA. Especialista da WeVisa explica as melhores estratégias para cada perfil.

Vistos de trabalho são alternativas ao ‘Trump Card’

Advogados consideraram restrições impostas por Moraes ao ex-presidente sem justificativa

Defesa de Bolsonaro afirma que não há 'qualquer indício' de que ele pudesse fugir do Brasil

julho é mês de colocar o pé na estrada e, com a Buser, a sua viagem dos sonhos se torna realidade.

Aproveite para viajar nas férias de julho com a Buser: assinante O GLOBO garante descontos especiais

Ex-presidente já deu inúmeras provas de que seu maior objetivo é salvar a própria pele

STF segue a lei ao adotar medidas contra Bolsonaro