Saúde
PUBLICIDADE

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou que o surto de dengue no Brasil faz parte de um aumento nos casos da doença em escala global. Segundo Adhanom, somente no ano passado foram registrados mais de 500 milhões de casos de dengue em todo o mundo.

A declaração foi feita nesta quarta-feira, 7, no lançamento de um plano do Ministério da Saúde para a eliminação, como problemas de saúde pública, de doenças que afetam as populações em situação de maior vulnerabilidade social, como malária, sífilis, hepatite B e HIV.

— Este surto de dengue atual faz parte de um grande aumento em escala global da dengue, com mais de 500 milhões de casos e mais de cinco mil óbitos relatados ano passado em 80 países de todas as regiões do mundo — disse Adhanom.

Durante o evento, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o governo ainda aguarda a chegada de uma nova remessa de doses da vacina da dengue para iniciar a vacinação. A primeira, com cerca de 757 mil doses, chegou ao Brasil no dia 20 de janeiro.

— Em relação a vacina, estaremos divulgando um calendário em breve porque ainda não recebemos todas as doses, então estamos esperando esse processo para anunciar — disse a ministra no evento.

O Brasil vive uma escalada de casos de dengue que preocupa o governo. O número de casos de janeiro deste ano superaram significativamente os de janeiro do ano passado. Até agora em 2024, foram registrados 364 mil casos e 40 mortes pela doença oficialmente. Em janeiro de 2023, foram registrados 65,3 mil casos.

Conforme o GLOBO mostrou, um levantamento para estimar a incidência de dengue no Brasil sugere que cerca de 13% da população testada tinha contraído a doença em meados de janeiro, número maior que o dobro daquele no mesmo período no ano passado (6%).

Mais recente Próxima ‘Você está exagerando': estudo mostra as 5 frases mais usadas por pessoas manipuladoras

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

"Coisas da vida, depois da queda. Todo machucado, ter que levantar", cantam os dois artistas em nova gravação

Ao lado de Belo: 'Meu recomeço', diz Simony, após tratamento de câncer

Possível falha no sistema de sinalização elétrica é uma das hipóteses investigadas para determinar a causa do acidente; autoridades, porém, também consideram roubo de cabos

Confusão, caos, choro e gritos: Como foram os momentos após a colisão de trens que deixou 90 feridos na Argentina

Doceira soltou a voz no palco da cantora em São Paulo e recebeu muitos gritos da plateia

Raquele é ovacionada em participação no primeiro show de Wanessa após BBB 24

Principal via fluvial que abastece a capital marca 4,58 metros de altura neste sábado

Nível do Guaíba volta a atingir menor patamar dos últimos oito dias

Tempestade geomagnética mais 'extrema' em 20 anos: a gigantesca mancha escura na superfície do sol, nomeada AR3664, cresceu nos últimos dias, tornando-se uma das maiores e mais ativas manchas solares vistas neste ciclo solar

Nasa divulga imagem de explosão solar que coloriu o céu com auroras boreais ao redor do mundo

Atacante não foi relacionado para o confronto contra o Burnley, pela Premier League

Richarlison ganha bandeirão com seu rosto da torcida do Tottenham; veja vídeo

Embarcação também transporta duas estações móveis de tratamento capazes de produzir 20 mil litros de água potável por hora

Navio Multipropósito da Marinha carrega blindados, caminhões e até helicóptero; vídeo

Personalidades falam sobre como conciliar trabalho e maternidade, entre outros temas, em série comandada pela jornalista Roberta Ferpin

Dia das Mães: famosas como Malu Mader, Cissa Guimarães e Micaela Góes compartilham experiências