Saúde
PUBLICIDADE

Por AFP — Genebra, Suíça

A OMS alertou nesta terça-feira para a rápida propagação do sarampo no mundo, com mais de 306 mil casos declarados no ano passado, um aumento de 79% num ano, e apelou a uma intensificação da vacinação.

“Estamos muito preocupados com o que está acontecendo com o sarampo”, disse Natasha Crowcroft, consultora técnica da Organização Mundial da Saúde para sarampo e rubéola, em entrevista coletiva.

“Houve um aumento constante de casos de sarampo em todas as regiões da OMS, exceto uma”, a região das Américas, detalhou.

No entanto, à medida que os números aumentam em todo o mundo, a OMS teme que a região das Américas possa ser atingida por surtos de sarampo.

Os últimos dados globais (fevereiro de 2024) indicam 306.291 casos notificados à OMS em 2023, contra 171.156 em 2022, representando um aumento de 79%.

No entanto, a organização destaca que os números reais são muito superiores.

O ressurgimento desta doença viral altamente contagiosa, que pode causar complicações fatais e se espalha por via aérea, é atribuído ao declínio da cobertura vacinal durante os anos cobiçados.

“A prevenção do sarampo e da rubéola deixou de ser uma prioridade global e governamental devido a problemas concomitantes como a covid-19, crises económicas, conflitos, etc.”, indica a OMS numa nota enviada à comunicação social.

A prevenção do sarampo exige que 95% das crianças recebam duas doses da vacina.

No entanto, globalmente, a cobertura vacinal é de 83% e não recuperou o nível de 86% de 2019.

Crowcroft destacou que ocorreram 51 grandes epidemias de sarampo no ano passado, em comparação com 32 em 2022.

Mais recente Próxima 'A arritmia se tornou tão prevalente quanto a pressão alta', alerta o cardiologista Eduardo Saad; entenda os riscos

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Dois estabelecimentos foram fechados: um em Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e outro em São Gonçalo, na Região Metropolitana

Espanhol é conhecido por seu projeto da basílica da Sagrada Família de Barcelona

Arquiteto Antoni Gaudí tem 'virtudes heroicas' reconhecidas e fica perto de beatificação

Só depois que banco do DF terminar análise é que será possível definir o que será feito com o restante do banco de Daniel Vorcaro

Destino do banco Master ainda depende do BRB concluir avaliação de seus ativos

Presidente francês conversou com o chefe da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, nesta segunda-feira, por telefone

Macron defende afastar Hamas de Gaza e reformar Agência Nacional Palestina para avançar em solução de dois Estados