/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/x/9/gTvBMEReeh9LByUFOqSg/miriam-leitao.png)
O olhar único que há 50 anos acompanha o que é notícia no Brasil e no mundo
Informações da coluna
Sob fogo cruzado, Nísia Trindade recebe apoio da SBPC, que conclama 'defensores da saúde e da vida humana a juntarem esforços'
Presidente da entidade destaca importância da ministra para reconstrução da pasta
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/K/c/N1UbBBSjulbQeso4a1Jg/124a7576-12.webp)
Em uma manifestação de apoio à ministra da Saúde, Nísia Trindade, que está sob forte pressão, que ameaça inclusive a sua permanência no cargo, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convocou “todos os defensores da saúde e da vida humana a juntarem seus esforços e somarem suas vozes na defesa de uma recomposição das condições básicas de cuidado com os seres humanos de todas as idades em nosso país”.
- Banco Central: a falta que faz um plural
- Reforma Tributária: Comércio e indústria temem retrocessos durante regulamentação
Segundo Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC e ex-minIstro da Educação, o manifesto publicado ontem não constitui uma defesa pessoal da ministra, mas ao que ela representa nesse momento para a reconstrução da saúde pública depois da gestão desastrosa da política negacionista do governo de Jair Bolsonaro.
- Como não é política de profissão, Nísia tem enfrentado muito mais dificuldades à frente de um ministério muito cobiçado. Por isso, nosso apoio é fundamental. E é preciso deixar muito claro que não se está defendendo a Nísia, mas o que ela representa para a organização de um ministério que foi devastado e para o papel da ciência na saúde.
- Nísia reconhece que faltou 'acompanhamento mais próximo' dos hospitais federais do Rio: Diretor e secretário foram exonerados após denúncias de precariedade e nomeações sem critérios
Ribeiro destaca que a saúde é um dos temas que mais mobiliza quando se fala em campanha eleitoral:
- Educação nunca foi um tema muito popular nas campanhas eleitorais, mas saúde é. O ministério da Saúde é muito cobiçado pela classe política. Saúde traz de votos.
Nísia enfrenta um fogo cruzado, de dentro e fora do governo. A pressão não é apenas por resultados, mas pelo interesse na cadeira da ministra que ocupa uma pasta cobiçada pelo Centrão. Em reunião ministerial realizada esta semana, o presidente Lula afirmou que a ministra se mantém no cargo, mas fez cobranças.