O Programa Saúde com Agente agora é o Mais Saúde com Agente. A mudança representa a ampliação da oferta dos cursos técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), promovendo qualificação profissional para um vínculo maior e mais forte com a população, além da integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
A estratégia é uma ampliação do programa com objetivo de preparar ACS e ACE para as novas atribuições das categorias e para os desafios que se apresentam no trabalho em saúde nas comunidades.
Assim, busca-se identificar as necessidades sóciossanitárias e construir o cuidado para um sistema público de saúde mais resolutivo, justo e participativo.
As novidades incluem:
- Parceria com as Escolas de Saúde do SUS, fornecendo apoio local descentralizado na gestão do programa e na qualificação de preceptoras(es).
- Revisão da Matriz Curricular para atualização dos conteúdos das disciplinas, ampliando as habilidades de acolhimento desses agentes em relação à população, considerando questões de equidade de gênero, raça e sexualidade; saúde mental; e cuidado com pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, por exemplo.
Sobre a iniciativa
O Programa Mais Saúde com Agente busca fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Vigilância em Saúde (VS) ao qualificar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) para atender às necessidades, principalmente, das comunidades em situações de vulnerabilidade social.
Os agentes de saúde têm um papel importante no fortalecimento do SUS, na Estratégia Saúde da Família (ESF), na prevenção e no controle de doenças nas comunidades, na promoção da saúde, além do cuidado e da mobilização social. O programa realiza a formação desses profissionais, que atuam no contato com as famílias e o território, para que consigam identificar e monitorar mudanças nos fatores que afetam a saúde da população. Além disso, o preparo para as novas atribuições dos ACS, como medir a pressão arterial e a glicemia, também faz parte da preparação oferecida.
Objetivo
Metas:
- Formar os ACS e ACE de todo o Brasil, de acordo com as necessidades do SUS.
- Contribuir para a melhoria da saúde da população.
- Fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS).
- Fortalecer a Vigilância em Saúde e aprimorar as ações de combate às endemias, visando à promoção da saúde.
Ações do programa
-
Formação para ACS e ACE
Curso ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
-
Integração de atividades presenciais e práticas
As atividades serão realizadas no local de trabalho do agente de saúde, Sistema Único de Saúde (SUS).
-
Oferta de especialização
A especialização será ofertada para preceptores e tutores do programa.
-
Atualização e inclusão de conteúdos
Os cursos foram atualizados e passaram a incluir:
- Conceitos de equidade em sexualidade e gênero, equidade de raça e etnia para o trabalho dos agentes de saúde; Saúde mental e bucal no contexto da Atenção Básica.
- Disciplinas eletivas: Agroecologia e hortas comunitárias e segurança alimentar; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; Saúde dos povos dos campos, das florestas e das águas.