Saúde
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

Após uma aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizada nesta terça-feira (2), o Brasil volta a produzir insulina. O produto glargilin, ou insulina glargina, vai ser totalmente produzido em território nacional pela empresa de biomedicina brasileira Biomm. Atualmente, o país está entre os maiores com incidência de diabetes no mundo, com 15,7 milhões de pacientes adultos, segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

O produto já estava registrado, mas com fabricação exclusiva na China. A medida permite que a empresa realize etapas de formulação e envase do produto terminado em território nacional, na fábrica da empresa em Nova Lima, Minas Gerais. A nova fábrica, que recebeu investimentos de 800 milhões de reais, tem capacidade para produzir 20 milhões de unidades de carpules e canetas do medicamento por ano.

“Este marco representa não apenas um avanço para a Biomm, mas também um compromisso renovado com o acesso à saúde do país. A produção de Glargilin é um testemunho do nosso comprometimento em oferecer soluções de alta qualidade. Estamos ansiosos para contribuir positivamente para a sociedade e continuar impulsionando o progresso na área da saúde”, afirma Heraldo Marchezini, CEO da Biomm.

O Brasil já teve fabricação própria de insulinas, porém nos últimos anos somente estiveram disponíveis produtos importados.

"Assim, trata-se de importante marco para o Brasil considerando o retorno da produção nacional de insulinas, ainda que neste momento seja apenas para as etapas de formulação e envase, referentes ao produto terminado", como aponta o comunicado da Anvisa.

O que é a insulina glargina?

Ela é uma insulina humana análoga utilizada no tratamento de diabetes tipo 1. Após injetada no tecido subcutâneo, forma micro-precipitados que liberam continuamente a insulina sem formação de pico, com duração de ação prolongada, permitindo uma única administração no dia.

Webstories
Mais recente Próxima OMS lança avatar de inteligência artificial com dicas de saúde e informações sobre doenças (também em português)

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Pratos foram elaborados pelos chefs da filial da escola de culinária francesa em Botafogo

Le Cordon Bleu promove jantar vegano: são dez receitas sem produtos de origem animal

Ação acontece a partir desta segunda-feira e vai até quarta, no auditório da unidade, das 10h às 15h

Com estoques baixos, Hospital municipal Lourenço Jorge realiza campanha de doação de sangue

Fragmentação de informações é lacuna que dificulta o desenvolvimento de um projeto de segurança efetivo

Pierpaolo Cruz Bottini: O desafio do crime organizado

Os 'profissionais' ficam deitados no asfalto a espera de interessados em suas imagens

Na orla do Rio, a nova moda é cobrar R$ 15 por 'fotos profissionais' de corredores

Em entrevista à CBN Belo Horizonte, especialista fala em banalização da ferramenta, usada para arrecadação sem fins lucrativos

Rifa milionária, que levou à prisão de influenciador em MG, é ilegal no Brasil; saiba o motivo

Jovem de 23 anos ficou conhecida nas redes sociais por interpretar alguns hits do momento no violino

Dona do projeto 'Funk erudito', STER assina com antigo empresário de Elza Soares

Equipes se enfrentam nesta terça-feira em jogo de volta do mata-mata nacional

Bola de Cristal: quem é favorito em Vasco x Fortaleza? Veja probabilidades de resultados da terceira fase da Copa do Brasil

Boom do atacante aconteceu após estreia profissional pelo Palmeiras e negociação com Real Madrid

Endrick chega a 10 milhões de seguidores no Instagram e empresa comemora: 'O melhor está por vir'