Saúde
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

Após uma aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizada nesta terça-feira (2), o Brasil volta a produzir insulina. O produto glargilin, ou insulina glargina, vai ser totalmente produzido em território nacional pela empresa de biomedicina brasileira Biomm. Atualmente, o país está entre os maiores com incidência de diabetes no mundo, com 15,7 milhões de pacientes adultos, segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

O produto já estava registrado, mas com fabricação exclusiva na China. A medida permite que a empresa realize etapas de formulação e envase do produto terminado em território nacional, na fábrica da empresa em Nova Lima, Minas Gerais. A nova fábrica, que recebeu investimentos de 800 milhões de reais, tem capacidade para produzir 20 milhões de unidades de carpules e canetas do medicamento por ano.

“Este marco representa não apenas um avanço para a Biomm, mas também um compromisso renovado com o acesso à saúde do país. A produção de Glargilin é um testemunho do nosso comprometimento em oferecer soluções de alta qualidade. Estamos ansiosos para contribuir positivamente para a sociedade e continuar impulsionando o progresso na área da saúde”, afirma Heraldo Marchezini, CEO da Biomm.

O Brasil já teve fabricação própria de insulinas, porém nos últimos anos somente estiveram disponíveis produtos importados.

"Assim, trata-se de importante marco para o Brasil considerando o retorno da produção nacional de insulinas, ainda que neste momento seja apenas para as etapas de formulação e envase, referentes ao produto terminado", como aponta o comunicado da Anvisa.

O que é a insulina glargina?

Ela é uma insulina humana análoga utilizada no tratamento de diabetes tipo 1. Após injetada no tecido subcutâneo, forma micro-precipitados que liberam continuamente a insulina sem formação de pico, com duração de ação prolongada, permitindo uma única administração no dia.

Webstories
Mais recente Próxima OMS lança avatar de inteligência artificial com dicas de saúde e informações sobre doenças (também em português)

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Ação federal resultou na prisão de 200 imigrantes e confrontos com manifestantes; homem caiu de estufa ao tentar escapar e não resistiu aos ferimentos

Trabalhador agrícola morre após ação migratória em fazendas de maconha na Califórnia

Direita brasileira, que brande a bandeira do patriotismo, tem o dever de repudiar a chantagem de Trump

É deplorável celebrar tarifas para ganho político

Verificar localização de propriedades é essencial para evitar burla em registro usado para emitir licença ambiental

Coibir fraudes no cadastro rural exige ação de governos estaduais e federal

Trump mirou Lula por declarações mais duras nos encontros do Brics contra o império do dólar, dizem jornal e site

As razões do tarifaço

A medida impopular de Trump veio em bom momento para o governo Lula

Estratégia de Eduardo Bolsonaro é perigosa

Proposta apresentada no Senado pode transformar para melhor a vida da população. É um texto fruto do debate amplo

Reforma do Código Civil, de volta para o futuro

A nova panaceia para tentar remediar o irremediável é apelar para o sentido figurado

Metáforas, metáforas

Veja o horóscopo do dia 12/7 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia 12/7