Saúde
PUBLICIDADE

Por O Globo com agências internacionais — Nova York

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 06/11/2024 - 07:49

OMS prioriza 17 patógenos para novas vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou 17 patógenos como prioridades para o desenvolvimento de novas vacinas, considerando carga regional de doenças e resistência antimicrobiana. A pesquisa visa salvar vidas nas comunidades vulneráveis e reduzir custos médicos. A lista inclui HIV, tuberculose e malária, além de enfatizar a importância de combater patógenos resistentes. A iniciativa visa apoiar a Agenda de Imunização 2030 e prevenir futuras pandemias, como a Covid-19.

Uma pesquisa publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na revista eBioMedicine, nesta terça-feira, nomeia 17 patógenos que causam doenças de forma regular como novos alvos prioritários para o desenvolvimento de vacinas. De acordo com comunicado emitido pela OMS, este é o primeiro esforço global para priorizar sistematicamente patógenos endêmicos com base em critérios que incluíam carga regional de doenças, risco de resistência antimicrobiana e impacto socioeconômico.

A análise reconfirma as prioridades para a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas para outras doenças já estudadas há muito tempo, como HIV, tuberculose e malária, que coletivamente matam ao menos 2,5 milhões de pessoas por ano.

Além disso, o estudo busca meios de combater patógenos que estão cada vez mais resistentes aos antimicrobianos em todas as regiões, como o estreptococo do grupo A e a Klebsiella pneumoniae.

Nova vacina pretende prevenir câncer de ovário — Foto: Freepik
Nova vacina pretende prevenir câncer de ovário — Foto: Freepik

“Muitas vezes, decisões globais sobre novas vacinas foram motivadas somente pelo retorno do investimento, em vez do número de vidas que poderiam ser salvas nas comunidades mais vulneráveis”, disse a Dra. Kate O'Brien, Diretora do Departamento de Imunização, Vacinas e Produtos Biológicos da OMS.

“Este estudo usa ampla experiência e dados regionais para avaliar vacinas que não apenas reduziriam significativamente doenças que impactam muito as comunidades hoje, mas também reduziriam os custos médicos que as famílias e os sistemas de saúde enfrentam”, acrescentou.

Como estratégia prioritária foi conduzida

Com auxílio de especialistas internacionais e regionais, a OMS identificou os fatores mais importantes para decidir quais vacinas introduzir e usar. A partir dessa filtragem combinada com dados regionais de cada patógeno, o órgão foi capaz de listar os 10 principais patógenos prioritários de cada região. Com o desenho de uma lista global baseada nos critérios regionais, os cientistas foram capazes de chegar nos 17 patógenos endêmicos prioritários para os quais novas vacinas precisam ser pesquisadas, desenvolvidas e usadas.

A nova lista tem como base incentivar a pesquisar e o desenvolvimento de medicamentos que apoiem a Agenda de Imunização 2030. Além de combater patógenos que poderiam causas futuras pandemias como a de Covid-19, para que, segundo a OMS, "todos, em todas as regiões, possam se beneficiar de vacinas que os protejam de doenças graves".

Lista de patógenos endêmicos prioritários da OMS

As vacinas para esses patógenos estão em diferentes estágios de desenvolvimento.

Patógenos onde a pesquisa de vacinas é necessária

  • Estreptococo do grupo A
  • Vírus da hepatite C
  • HIV-1
  • Klebsiella pneumoniae

Patógenos para os quais as vacinas precisam ser mais desenvolvidas

  • Citomegalovírus
  • Vírus da gripe (vacina de ampla proteção)
  • Espécies de Leishmania
  • Salmonella não tifoide
  • Norovírus
  • Plasmodium falciparum (malária)
  • Espécies de Shigella
  • Staphylococcus aureus

Patógenos para os quais as vacinas estão se aproximando da aprovação regulatória, recomendação de política ou introdução

  • Vírus da dengue
  • Estreptococo do grupo B
  • E. coli patogênica extra-intestinal
  • Mycobacterium tuberculose
  • Vírus sincicial respiratório (VSR)

Mais recente Próxima Treinar em casa é tão eficaz para perda de peso quanto ir à academia? Estudo de Harvard responde

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Diego Hypolito, Renata e Vitória Strada estão no paredão

Quem sai hoje do BBB 25? Parcial atualizada agora aponta votação mais apertada

Empresa vai receber empréstimo e fundo americano que controla varejista terá posição reduzida

Com dívida de R$ 528 milhões, rede Saint Marché pede na Justiça homologação de seu plano de recuperação extrajudicial

No Rio de Janeiro, bancos, INSS, comércio e serviços em geral terão mudanças no funcionamento entre os dia 18 e 23 de abril; confira

O que abre e o que fecha no feriado? Veja regras para Sexta-Feira da Paixão, Páscoa, Tiradentes e São Jorge

Executivo esteve no país a convite de uma associação comercial e teria se reunido com o fundador da DeepSeek, Liang Wenfeng, e com o vice-premiê chinês, He Lifeng, segundo o FT

CEO da Nvidia visita Pequim após EUA proibirem venda de chips para a China

A pesquisa, publicada na revista científica PLOS One, analisou diários alimentares de 193 praticantes do veganismo de longa data

Mesmo os veganos que obtêm proteína suficiente podem não ter alguns aminoácidos essenciais, sugere estudo

Questões do simulado de Língua Portuguesa diz que governo investe em educação e em mobilidade urbana; vereadora cobra explicações

Prova aplicada pela rede municipal do Rio é criticada pelo Sepe RJ por fazer 'propaganda da Prefeitura'
Lula, Boric e a segurança pública

Fotografias foram feitas por Barry “Butch” E. Wilmore e postadas no Instagram por Donald Pettit

Astronauta veterano da Nasa publica fotos inéditas do Monte Everest tiradas do espaço; veja