1 de 1 Inauguração das obras do Hospital São Paulo - Metrópoles
- Foto: Valentina Moreira/Metrópoles
São Paulo — Com quase três anos de atraso após o início das obras, o Hospital São Paulo, vinculado à Unifesp e à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), inaugurou, nesta segunda-feira (17/2), seu novo pronto-socorro.
O hospital, localizado na Vila Clementino, zona sul de São Paulo, é um dos principais hospitais de pronto atendimento da capital.
A reforma do pronto-socorro é uma demanda antiga e acontece após o hospital ter sido alvo de denúncias por problemas de funcionamento e demissão de funcionários nos últimos anos.
As obras começaram no início de 2022 e tinham previsão de duração de cinco meses — no entanto, a inauguração só aconteceu 31 meses depois.
Durante o evento de inauguração, o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, anunciou um aumento do financiamento do estado para o hospital: “Fica o compromisso de aumentar 20% do teto de recursos com dinheiro do Tesouro do estado (…). Em cima das OCIs [Oferta de Cuidados Integrados], o governo do estado vai colocar 50% a mais de recursos”.
Além de Eleuses, estavam presentes no evento a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Carlos Zamarco, além do secretário de estado de Relações institucionais, Gilberto Kassab (PSD), a deputada federal Tabata Amaral (PSB) e a senadora Mara Gabrilli (PSD).