Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Danielle Brant e Carlos Petrocilo

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Gestão Tarcísio vê 'marquetagem' de Lula em evento sobre vacina da dengue

Avaliação é que solenidade não trouxe novidade sobre a compra do imunizante, que será produzido pelo Butantan, e que foi mais um desagravo a Nísia, exposta a processo de fritura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

  • 6
São Paulo

O evento promovido pelo governo Lula nesta terça-feira (25) para anúncio de uma nova vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan foi visto como "marquetagem" por integrantes da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O presidente Lula e a ministra Nísia Trindade, da Saúde, durante evento sobre vacinas no Palácio do Planalto - Gabriela Biló/Gabriela Biló/Folhapress

O principal motivo para a crítica é o fato de que a vacina produzida pelo instituto ligado ao governo paulista a rigor até agora não existe, pois precisa de aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Essa chancela é dada como bastante provável, mas ainda não ocorreu.

Além disso, os anúncios feito no evento de que a vacina está em produção pelo Butantan e de que existe acordo para compra de doses pelo governo Lula já haviam sido divulgados em entrevistas, reportagens e programas de TV.

A avaliação é que a cerimônia no Palácio do Planalto teve mais um caráter de desagravo à ministra Nísia Trindade, que foi submetida a um processo público de fritura. Nenhum representante do governo paulista foi chamado para o evento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

  • 6

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

JO O CARLOS CORTEZ ALVES

25.fev.2025 às 19h11

A vacina tetravalente contra a dengue começou a ser desenvolvida no Instituto Butantan em 2010 com apoio da FAPESP, a partir de uma formulação criada por pesquisadores vinculados ao National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos.